No trimestre passado trabalhei com minha turminha de Pré II, o projeto Sapos, rãs e pererecas, na área de natureza e sociedade. Este projeto teve como objetivos:
- Que a criança consiga diferenciar sapos e rãs;
- Compreender a reprodução e as fases de transformação que ocorrem no seu ciclo de vida;
- Observar e descrever seu modo de vida, como: alimentação, habitat, morfologia e importância.
- Fazer comentários e formular perguntas dentro do contexto de discussão, sabendo também ouvir o relato dos colegas;
- Desenvolver atitudes de respeito e preservação a vida e ao meio ambiente;
- Proporcionar oportunidades das crianças de observar animais e compará-los a fim de estabelecer relações e ampliar seus conhecimentos relações aos seres vivos;
- Utilizar registros variados durante o projeto como forma de expressar os conhecimentos adquiridos;
- Identificar diferenças e semelhanças destas espécies com outras que o aluno já conhece;
Utilizei diferentes estratégias para que estes objetivos fossem alcançados, como: pesquisas em livros, leitura de textos informativos, observação de girinos vivos em áquario, vídeos e slides contendo imagens e informações sobre o tema. A sala de informática da escola foi utilizada para que as crianças tivessem acesso a esses recursos. Disponipilizarei os slides utilizados e a sequência de atividade elaborada após o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário